segunda-feira, 10 de abril de 2017

Dirigentes escolares e docentes desenvolvem estágio em França, em Pont de Beauvoisin



Elementos da Comunidade Educativa de Ansião desenvolvem estágio em escola de Pont de Beauvoisin
           No âmbito dos projetos candidatados pelo consórcio Câmara Municipal de Ansião, Agrupamento de Escolas e Escola Tecnológica e Profissional de Sicó ao programa ErasmusPlus, no período que decorreu entre os dias 16 e 24 de março, os elementos da comunidade educativa do concelho de Ansião, Ermelinda Mendes, diretora do Agrupamento, Elsa Dias diretora pedagógica da ETPSicó e a docente, Anabela Rodrigues, estiveram presentes na localidade de Pont de Beauvoisin, no Liceu Guiers – Val d’Ainan, em Pont-de-Beauvoisin, França, a frequentar um estágio sob o tema ”QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E ESCOLAR - Um Caminho para a Integração no Mercado de Trabalho Europeu”. Do plano de trabalho do estágio constaram diversas atividades relacionadas com a observação da organização da vida escolar, nomeadamente participação em reuniões pedagógicas e de direção, observação de aulas, bem como presença em reuniões com encarregados de educação e alunos relativas à preparação de estágios de alunos franceses em Portugal. Durante o mês de junho será a vez de Ansião acolher alunos franceses do curso de Vendas e do curso de Apoio à Comunidade daquela escola profissional francesa. Durante este período as experiências escolares foram muito produtivas mobilizando-se conhecimentos e competências pessoais e profissionais nomeadamente no campo da interação linguística, cultural e social com os parceiros franceses.
            Recorda-se que Pont de Beauvoisin é uma das localidades geminada com Ansião, estando previsto assinalar as parcerias de geminação no próximo mês de agosto em Ansião, por ocasião das festas do concelho.
Alguns momentos durante o estágio:

 À entrada do Lycée Guien com o adjunto da direção - Matthieu Jeunnehomme
Vista do rio Guiers, em Pont de Beauvoisin

Na sala de professores do liceu Guiers Val d'Ainan

rs Esta       Sábado, dia 18/4, foi dinamizada pelo curso de Vendas o “Sallon du Terroir” que teve como objetivo estimular a participação dos alunos do Curso de Vendas na comunidade, bem como desencadear trocas comerciais e capacidade de organização de eventos por parte dos alunos. Constou da organização de um pequeno salão de degustação e venda de produtos endógenos da região Rhone des Alpes, nomeadamente – vinho, patê, chocolate, pão, compotas, queijos, chás, entre outros. 
A representação portuguesa marcou presença, durante a manhã e período do almoço, numa atividade dinamizada pelo Lycèe Guiers, no Salão La Sabaudia. Esta atividade denominada “Sallon du Terroir”  foi dinamizada pelo curso de Vendas e teve como objetivo estimular a participação dos alunos do Curso de Vendas na comunidade, bem como desencadear trocas comerciais e capacidade de organização de eventos por parte dos alunos. Constou da organização de um pequeno salão de degustação e venda de produtos endógenos da região Rhone des Alpes, nomeadamente – vinho, patê, chocolate, pão, compotas, queijos, chás, entre outros.

 Abertura do evento pelo Diretor do Lycèe Guiers Val d'Ainan, M. Didier Carnelli

 Alguns dos produtos apresentados no certame


 Comitiva oficial na abertura do evento: representantes das escola portuguesas - Anabela Rodrigues, Elsa Dias, Ermelinda Mendes, Diretor e Diretor adjunto do Lycèe Guiers, M. Carnelli e M. Jeunnehomme, representantes do setor turístico e agrícola regional, elemento do conselho de administração.

Este foi igualmente um momento para degustar alguns doces tradicionais portugueses que apresentámos, nomeadamente as castanhas de ovos, muito apreciadas.
Degustação de Castanhas de Ovos 


Reunião da equipa pedagógica do 2º ano do Curso de Vendas
Presença em reunião de concertação da equipa pedagógicado do curso de Técnico de Vendas. Nesta reunião foram registadas informações relativas à avaliação e comportamento dos alunos do 2º ano do Curso de Técnico de Vendas, foi feito um balanço da atividade “Sallon du Terroir” e deu-se início à organização de uma visita de estudo da turma à região de Bauges.


Reunião com todos os elementos da direção

Reunião com encarregado de educação para informar sobre os estágios de Curso de Vendas e de Serviços à comunidade que irão decorrer em junho, em Ansião.
Visita ao espaço La Vie Scolaire, espaço destinado à supervisão de alunos, gestor de faltas, acompanhamento de alunos com problemas comportamentais. M. Julien, é o responsável pela vida escolar, ou seja, é o interlocutor dos alunos para os assuntos práticos e logísticos da escola, resolvendo situações diárias. É igualmente o coordenador das tarefas dos assistentes operacionais do liceu e do internato.
Elementos que compõem a equipa "La Vie Scolaire" no Liceu Guiers Val d'Ainan
Reunião com M. Julien de "La Vie Scolaire"


Momento de convívio em casa do professor do Liceu Guiers, Yves La Barse. Da esquerda para a direita: Diretor do Liceu Guiers (M. Carnelli), Diretora do AEA(Ermelinda Mendes),  Diretora Pedagógica da EtpSicó (Elsa Dias), o anfitrião - professor Yves La Barse, a Adjunta da Direção (Mme. Delefine).

Almoço no Restaurant Scolaire com diretor adjunto e alunas francesas que estiveram em estágio em Ansião


Para finalizar, recorda-se que também Ansião é notícia em Pont de Beauvoisin. O jornal local dá nota da geminação Ansião - Pont de Beauvoisin - Erbach - Konigssee, e refere-se à presença de alunos franceses no encontro internacional que irá decorrer em Ansião, já no Verão  de 2017 !

Ansião é notícia em Pont de Beauvoisin, no jornal local

Agrupamento de Escolas de Ansião, em 10/4/2017



Sem comentários:

Enviar um comentário